Landing Pages: O que são e como otimizá-las?

Landing Pages: O que são e como otimizá-las?

O que é uma landing page?

Já ouviu dizer que as Landing Pages são páginas idênticas às de um website normal, como a homepage? Se sim, não foi enganado. A grande diferença é que o objetivo da Landing Page é exclusivamente fazer conversões de utilizadores. São páginas minuciosamente pensadas para conduzir os utilizadores da internet a um determinado destino, que no final, é o que a marca/empresa pretende, seja ele, a subscrição de uma newsletter, o preenchimento de um formulário ou a compra.

O que deve conter uma landing page?

  1. O botão ”Comprar” ou ”Inscreva-se” deve ser o destaque principal.
  2. O logótipo da marca deve estar bem visível, mas sem um destaque exagerado.
  3. Recorrer a vários CTAs (Call To Action), coerentes entre si, ao longo da Landing Page.
  4. Incluir imagens e/ou vídeos de produtos ou informações sobre os serviços prestados.
  5. Integração com as redes sociais para facilitar a partilha do conteúdo.
  6. Otimizar a Landing Page para os motores de pesquisa. Descobre mais sobre SEO.
  7. Estar atento ao comportamento da Landing Page nos dispositivos móveis. Deve sempre pensar nos CTAs ou nos formulários de contacto para os dispositivos móveis.

Podem ser feitos testes A|B de modo a encontrar a Landing Page que melhor converte os clientes ou potenciais clientes.