Landing Pages: O que são e como otimizá-las?
O que é uma landing page?
Já ouviu dizer que as Landing Pages são páginas idênticas às de um website normal, como a homepage? Se sim, não foi enganado. A grande diferença é que o objetivo da Landing Page é exclusivamente fazer conversões de utilizadores. São páginas minuciosamente pensadas para conduzir os utilizadores da internet a um determinado destino, que no final, é o que a marca/empresa pretende, seja ele, a subscrição de uma newsletter, o preenchimento de um formulário ou a compra.
O que deve conter uma landing page?
- O botão ”Comprar” ou ”Inscreva-se” deve ser o destaque principal.
- O logótipo da marca deve estar bem visível, mas sem um destaque exagerado.
- Recorrer a vários CTAs (Call To Action), coerentes entre si, ao longo da Landing Page.
- Incluir imagens e/ou vídeos de produtos ou informações sobre os serviços prestados.
- Integração com as redes sociais para facilitar a partilha do conteúdo.
- Otimizar a Landing Page para os motores de pesquisa. Descobre mais sobre SEO.
- Estar atento ao comportamento da Landing Page nos dispositivos móveis. Deve sempre pensar nos CTAs ou nos formulários de contacto para os dispositivos móveis.
Podem ser feitos testes A|B de modo a encontrar a Landing Page que melhor converte os clientes ou potenciais clientes.